Quer prescrever agora mesmo com a Mevo?
Acesse aquiPor que você não aproveita aquela corridinha semanal na praia, parque ou rua para dar uma mãozinha ao meio ambiente? Pode parecer estranho, mas estamos falando de uma prática esportiva que é perfeita para quem adora se exercitar e tem uma inclinação para o "verde", o plogging.
Se você ainda não tinha ouvido falar deste esporte ou até conhece, mas quer mais detalhes para começar a praticar, este é o conteúdo certo. Então, prepare o saquinho de lixo e os tênis porque está na hora de correr e cuidar do meio ambiente.
Em 2016, o corredor sueco Erik Ahlstrom teve a ideia (brilhante) de criar esse esporte com nome estranho. Sabe por quê? Ele estava cansado de precisar desviar ou tropeçar do lixo nas calçadas, praças e parques.
Inclusive, o nome da prática esportiva é consequência da contração da palavra sueca plocka upp, que significa "recolher", e da palavra inglesa "jogging", traduzida para o português como "corrida a pé de baixa velocidade".
Tá sabendo?
Os suecos são conhecidos mundialmente pela consciência ambiental. Lembra da adolescente ativista climática Greta Thunberg que ganhou fama após liderar o movimento de greve das escolas pelo clima, do lado de fora de prédios do governo, na capital sueca, Estocolmo, e gerou todo um movimento global?
Quer começar a praticar plogging? É bem simples. Além do seu tênis de corrida, você precisa de roupas flexíveis e confortáveis, um par de luvas de borracha, saco de lixo transparente ou mochila adaptada para colocar o lixo dentro, o que seria mais confortável.
E aqui fica uma dica extra: esse é o tipo de atividade que combina o bem-estar do planeta com o seu, então, aproveite para curtir a natureza e respirar ar fresco enquanto movimenta o corpo. Combinado?
A gente já sabe que a corrida faz bem ao corpo e a mente porque protege o organismo contra algumas doenças (câncer e patologias cardíacas, por exemplo), melhora a qualidade do sono, ajuda a combater a depressão, aumenta a disposição para o dia a dia e outros benefícios à saúde.
Agora, quando a corrida evolui para o plogging, além das vantagens para a saúde física e mental, essa prática sustentável também é boa para o planeta. Sabe por quê?
Os ploggers, praticantes suíços deste esporte sustentável, colocam em prática alguns truques para deixar a atividade ainda mais gostosa e produtiva.