Quer prescrever agora mesmo com a Mevo?
Acesse aquiNa praia, cachoeira, piscina, trabalho, parque ou qualquer outro rolê ao ar livre. Seja qual for sua programação para este verão, se você deseja aproveitá-lo de forma saudável, redobre os cuidados com a pele.
Para não deixar que o sol forte e o calor causem uma insolação, câncer de pele ou qualquer problema de saúde comum durante a estação mais quente do ano, cuide bem da pele e não estrague a diversão ou outra atividade da sua rotina.
Não estranhe se sua pele mudar a cada nova estação do ano. Isso é normal, já que o clima influencia diretamente nas características da pele. No caso do verão, vale a pena ficar alerta em relação aos seguintes aspectos.
Temperaturas mais altas, maior exposição ao sol, uso de ar-condicionado, areia de praia, cloro da piscina e a água salgada do mar são alguns dos elementos comuns do verão, que também são responsáveis por deixar a pele mais ressecada e áspera.
Outra alteração que pode ocorrer no corpo, principalmente nos locais onde os raios solares alcançam com maior intensidade, é o aparecimento de sardas, manchas e até mesmo rugas. Isso porque como mecanismo de defesa natural contra a radiação, a pele acelera a produção de melanina.
O ressecamento da derme ocasionado pelo calor excessivo e exposição aos raios UVA e UVB desencadeia uma maior produção de sebo para conseguir hidratá-la, o que propicia o surgimento de acnes, principalmente na área do rosto.
O verão só termina no dia 20 de março de 2023 e, até lá, é necessário intensificar os cuidados com a pele para não cair na cilada das queimaduras ou de problemas mais sérios, como um câncer, por exemplo.
Por mais solar que você seja, assumir alguns hábitos para blindar a pele das consequências da exposição excessiva aos raios do sol é uma ótima estratégia para ficar saudável nesta época do ano.
Outra vantagem de cuidar bem do maior órgão do nosso corpo durante o verão é prevenir o envelhecimento e desenvolvimento de tumores. Fique alerta, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) 33% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil são na pele. Sim, são cerca de 185 mil novos casos por ano.
Se você perceber algum tipo de mancha ou pinta na pele, geralmente na cor castanha ou negra, parecida com um nódulo ou ferida não cicatrizada, ligue o sinal de alerta e procure imediatamente um médico porque pode ser câncer de pele.
Qualquer pessoa está sujeita às consequências da exposição indevida à radiação solar. Ou seja, independente da sua idade, cor, sexo ou etnia, é preciso proteger a pele para evitar problemas de saúde.
Mesmo assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para alguns grupos com características genéticas e físicas específicas, que precisam redobrar ainda mais os cuidados. São eles:
Mais do que usar protetor solar no rosto e corpo, a fotoproteção envolve outros cuidados essenciais, como uso de óculos de sol, roupas com proteção UV, bonés ou chapéus, guarda-sóis e outras barreiras físicas capazes de impedir a exposição indevida aos raios solares.
Mas não é só isso. Alguns hábitos são indispensáveis para quem deseja manter a pele saudável durante a estação mais quente do ano.
Manter uma boa dieta faz bem para qualquer pessoa, principalmente no verão. Nesta época, dê preferência a alimentos mais leves e saudáveis, como frutas com alto teor de água (melancia, laranja e abacaxi, por exemplo) e saladas cruas. Evite alimentos pesados e gordurosos como frituras em geral, feijoada, picolés e sorvetes cremosos, por exemplo.
Como as temperaturas elevadas ressecam a pele, redobre a hidratação, sobretudo após um dia na praia, banho de piscina ou qualquer outro momento de exposição ao sol. Beba muita água ou sucos naturais e passe hidratante no corpo.
Entre as 10h e 16h do dia, os raios UVA e UVB estão ainda mais fortes e, por isso, prejudicam mais que o normal a pele. Ou seja, evite se expor durante esse período.
Sabia que a água quente remove a camada de gordura natural da pele, que é responsável por proteger nosso corpo? O resultado é o ressecamento, sobretudo no verão.
Mesmo naqueles dias nublados de verão proteja a pele todos os dias com protetor solar. Faz assim: passe o produto trinta minutos antes de sair e reaplique a cada duas horas se tiver curtindo uma praia, piscina ou qualquer outro lugar aberto.
O que não falta no mercado são opções de protetor solar. Então, como escolher o melhor para seu tipo de pele? A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda os seguintes cuidados na hora de adquirir o produto:
Não esqueça: se ainda tiver alguma dúvida sobre como proteger sua pele do sol, consulte o médico, de preferência um dermatologista, combinado?